28/08/2009

Drogas de Abuso: Bebidas Alcoólicas

As bebidas alcoólicas não fornecem nutrientes ao organismo, somente as calorias, ex: 1 grama de álcool fornece 7 kcal.
Há bebidas que fazem bem à saúde quando administradas com moderação, como o vinho tinto que possui flavonóides, substâncias essas que previnem as doenças cardiovasculares por sua ação antioxidante, evitando assim a deposição de placas de gordura nas artérias.

A ingestão de álcool dá uma sensação estimulante, que seria a diminuição da inibição, agindo da seguinte forma: no cérebro tem ação depressiva e no SNC reduz a capacidade mental e física diminuindo reflexos e a habilidade para a realização de tarefas complexas como conduzir um veículo. Qualquer quantidade de álcool ingerida, mesmo que mínima, compromete a segurança do condutor e dos demais cidadãos.

A absorção do álcool no organismo e seus efeitos:

A mucosa bucal absorve uma parte do álcool ingerido e a maior parte é absorvida pelo estômago e intestino delgado e consequentemente encaminha-se para corrente sanguínea. Em mais ou menos uma hora, 90% do álcool é absorvido, porém sua eliminação feita pelo fígado (aprox. 98%), respiração (aprox. 8%) e uma pequena parte eliminada através da transpiração (aprox. 2%), pode durar de 6 à 8 horas.

Os efeitos provocados pelo álcool e duração dos mesmos variam de indivíduo para indivíduo, independente de estar bem alimentado e/ou ingerir alguma bebida mais fraca, pois o mesmo irá certamente alterar o estado físico e mental e o que determina o estado de alcoolemia é a quantidade de álcool ingerido.

A ingestão de álcool regularmente gera tolerância aos efeitos, porém para que os efeitos se apresentem há a necessidade do maior consumo da droga, assim, o indivíduo se torna dependente podendo apresentar sintomas de abstinência quando param de beber, como:irritabilidade, sonolência, falta de apetite, tremores, convulsões e alucinações.

Não há como saber seus limites nem a hora de beber, pois nenhum indivíduo está livre dos efeitos do álcool e uma das funções que é primeiramente afetada é a capacidade autocrítica. Portanto, quem costuma se exceder deve evitar o primeiro gole.

A associação do álcool com outros tipos de drogas como: cocaína, tranqüilizantes, barbituratos, antihistamínicos, levam ao aumento do efeito e em alguns casos a morte.

Droga é toda e qualquer substância que provoca modificações no organismo, portanto, por mais que o álcool seja consumido de forma legalizada (para maiores de 18 anos), é considerado uma droga psicotrópica, causa dependência, distúrbios psíquicos e a longo prazo é letal!