28/09/2009

VODKA

A vodka é originÁria da Europa Oriental , porém não sabemos ao certo qual sua origem exata, Rússia ou Polônia. Sendo assim, a vodka é um destilado obtido a partir de cevada ,milho ,trigo ,centeio, ervas, figos e batata. Cada uma dessas matérias primas confere a bebida sabor e qualidade, variando sua fórmula de acordo com a região produzida. A vodka ao ser fabricada passa por várias etapas: primeiramente é preciso obter-se o mosto, um líquido formado durante a fermentação de alguns cereias ou tubérculos citados acima, com isso o líquido formado terá baixa concentração alcoólica (6% a 8%) e um sabor característico a matéria prima utilizada. Após obtê-lo, passa para a etapa de destilação onde esse mosto é destilado, e em seguida é refrigerado onde parte das impurezas são eliminadas. Esses dois processos são repetidos varias vezes até se obter um destilado de altíssimo teor alcoólico (cerca de 90%) sendo misturado com água. As etapas de filtração e purificação tem o objetivo de tornar a vodka pura retirando assim as impurezas restantes dos processos anteriores.
Popularmente a vodka tem 40% de teor alcoólico, porém sua graduação pode variar de 35 a 60% isso depende muito da região onde esta sendo produzida, por exemplo na União Européia o teor alcoólico é no mínimo 37.5% enquanto na América é de 37%.
A vodka é mais consumida em países com clima muito frio do leste Europeu, como a Rússia,Bielorussia,Ucrânia e nos países nórdicos. Apesar de ser consumida pura nos países onde é mais popular, a vodka em outros países é consumida misturada com outras bebidas como sucos de frutas e refrigerantes. Tornou-se popular no mundo todo a partir dos anos 70 quando barmens começaram a substituir bebidas destiladas tradicionais pela vodka na preparação de coquetéis.



Existem varios tipos de vodka , sendo classificados basicamente como:

•Ocidental - prima pela pureza e claridade, possuindo aroma neutro e um sabor de álcool limpo combinado à suavidade. As técnicas de produção levaram a uma vodka com mínimas quantidades de resíduos aromáticos e de sabor;
•Polonês - é caracterizada pela pureza, mas cria uma vodka de sabor e aroma mais acentuados. Possui um discreto aroma adocicado e um paladar suave, onde o sabor adocicado demora a desaparecer. São ligeiramente mais oleosas;
•Russo - bebidas muito suaves de sabor marcante e agradável, marcado por uma sensação de queimação depois de ingeridas.

Algumas pessoas consomem o destilado puro, sem a adição de sucos e/ou refrigerantes, adicionam somente gelo. Para algumas pessoas é mais saboroso consumir a vodka pura do que com outras misturas, porém assim aumenta o risco de acidentes, pois aumenta a rapidez de embriaguez, e a longo prazo ficam mais sucetíveis à doenças. Outras acreditam que o destilado com frutas diminui esse risco oua bebida fica mais fraca, o que é um engano, pois bebidas doces embriagam aos poucos sem a 'percepção' do indivíduo.

Nenhum comentário: