O etanol vai para o estômago e o intestino delgado através da boca e esôfago.
A enzima álcool desidrogenase degrada uma pequena quantidade do álcool que passa através do estômago. Quanto mais álcool for degradado no estômago, menos vai para o sangue.
A maior parte do álcool ingerido é absorvida pelo intestino delgado e vai diretamente para a corrente sangüínea. Uma pequena proporção da quantidade de álcool absorvida é removida do corpo através da urina, suor e respiração. Os testes de bafômetro feitos pela polícia são baseados na eliminação do álcool através da respiração. Porque um pouco do álcool absorvido escapa através desta rota sem ter sido degradado, a respiração inevitavelmente terá um típico odor de álcool.
Após ser ingerido, o álcool, é absorvido no intestino e entra na corrente sanguínea. A absorção dá-se 5 a 15 minutos depois da ingestão se não há alimentos no estômago e 30 a 60 minutos depois da ingestão se for ingerido durante a refeição. Uma vez na corrente sanguínea o álcool passa pelo fígado onde é metabolizado. O fígado é capaz de destruir 24 gramas de álcool por dia.
Adultos saudáveis que consomem a mesma quantidade de etanol (0,5 gramas por kg de peso corporal) em um estômago vazio na forma de cerveja, vinho ou destilado mostram diferentes níveis de álcool dependendo do tipo de bebida. Quanto maior for a concentração de etanol na bebida, maior será o nível de álcool no sangue. Após beber destilados, o nível de álcool é maior do que após beber a mesma quantidade de vinho ou cerveja.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 50% dos homicídios e das mortes por acidentes de trânsito no estado de São Paulo estão relacionados ao consumo de álcool.
08/12/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário